Dashboard › Forums › Objeções do Cliente › Objeção #1
-
Os proprietários de cada aplicativo de negócios precisam aprovar qualquer alteração substancial do aplicativo, incluindo a migração. Os proprietários da empresa sinalizaram que querem evidências de que a migração será bem-sucedida antes de conceder a aprovação.
-
Anonymous
Deleted User19 de outubro de 2020 at 22:20Sobe um lab em modo Paas e testa essas aplicações, caso funcione só virar a chave para o ambiente de produção.
-
Anonymous
Deleted User19 de outubro de 2020 at 22:52Faça todo o assessment do ambiente para a nuvem, para ter os relatorios de maquinas, trafegos, acessos, crie um ambiente de testes com as aplicações e os principais servidores em uma conta gratuita no Azure e evidencie os dados
-
Devemos mostrar que somos certificados pela Microsoft Azure e temos todos os detalhes da migração com bastante segurança.
-
Crie um ambiente de testes na nuvem levando as aplicações de menor impacto para a empresa, gere os relatórios de custo e desempenho dessas aplicações comparado com o tempo que rodavam em ambiente on-premise.
-
Diante do questionamento do clinte, devemos influencia-lo nos conhecimentos adquiridos atraves de certificações, e outros projetos atuados, e criando uma conta do proprio cliente, “conta de avaliação”, e demonstrando a facilidade e viabilidade que uma Infra na Nuvem pode proporcionar no trabalho do dia-a-dia do cliente, criando alguns Apps, IA, PowerApps, ou ServerLess, assim justificando seu investimento, inclusive mostrar diferenca ente Opex e Capex para o colaborador.
-
a) Mostrar ao cliente que sou capacitado para realizar a migração;
b) Mapear toda a aplicação;
c) Criar o workload para teste e validação, criar plano de rollback;
d) Apresentar a solução pronta e iniciar a migração.
-
Aqui na empresa que trabalho e experiência foi fazer o projeto básico, ou seja, levando para a Nuvem a Aplicação principal da empresa, pois como necessitaríamos de investimentos em Servidores para fazer expansão do uso do ERP, optamos por contratar recursos para operar em Nuvem.
Com a ajuda da empresa que desenvolveu a aplicação, migramos para a Nuvem a um custo muito competitivo.
-
Anonymous
Deleted User20 de outubro de 2020 at 18:57Será necessário termos uma especie de fluxo, onde nele os coordenadores/responsáveis pelo(s) aplicativo(s) aprovem as alterações quando necessárias.
Com referência as informações de que as migrações serão bem sucedidas, devemos montar um ambiente de Homologação, onde nele será simulado todos os testes necessários do ambiente de Produção.
-
Mostrar para o cliente que existem varias formas de migração, por exemplo:
Rehost, Refactor, Rearchitect e Rebuild, das quais farão a migração sem problemas.
Dentro das necessidades dele.
-
Acredito que uma maneira seria mostrar cases de outros clientes com aplicações semelhantes e que hoje estão na nuvem, outra maneira que vejo para ganhar a confiança seria montar um disaster recovery com as aplicações e fazer o teste de failover para garantir a funcionalidade e mostrar a segurança da migração.
-
Apresentar para a empresa a solução completa de migração utilizando os plugins Azure para realizar o levantamento de tudo o que será migrado e qual o melhor modo a ser utilizado migrando todas as maquinas no tamanho real ou otimizando os recursos de acordo com a utilização de processamento de cada maquina, analisar e apresentar para os diretores se há necessidade de rebuild ou refactor de alguma aplicação.
-
Anonymous
Deleted User20 de outubro de 2020 at 21:57Pode-se usar as ferramentas de migração para verificar possiveis necessidades de alteração. Para o que deve ser alterado, seria bom Usar o DevOps para acompanhar. Depois fazer os testes de validação com o cliente e por fim, liberar.
-
Subir no modo PaaS testar a aplicação, se aplicação subiu e der tudo certo.Só ativar a cloud e que é sucesso.
-
Anonymous
Deleted User21 de outubro de 2020 at 08:18Creio que o primeiro passo é realizar um mapeamento do que será migrado e dos riscos existentes. Avaliar possíveis impactos. Gerar uma POC no ambiente em nuvem. Definir o tempo de avaliação / validação. Gerar o relatório e apresentar. E deixar a decisão por conta dos proprietários da empresa. Eu creio que por mais que tenhamos plena certeza de que tudo dará certo, qualquer decisão deve partir da diretoria.
-
Anonymous
Deleted User21 de outubro de 2020 at 08:37Criaria um ambiente de homologação para cada aplicativo e seu proprietário aprovasse e testasse, após o feedback aprestávamos o projeto de migração e rollback caso tenhamos um problema mais critico.
-
Anonymous
Deleted User21 de outubro de 2020 at 18:59Utilizaria os diagramas criados mostrando como funcionará a migração online utilizando o IaaS através de uma apresentação e Emularia o ambiente de mainframe.
-
Acredito que com a criação de um LAB, com um cenário similar ao do cliente e fazendo a migração para a nuvem, seria uma opção para mostrar que a migração é possível.
-
Mostrar ao cliente os pontos possitivos da migracao e passar seguranca do processo.
-
Anonymous
Deleted User22 de outubro de 2020 at 15:22Executando as melhores práticas com responsabilidade e segurança, de forma que fique plenamente confiável para o cliente.
-
Anonymous
Deleted User22 de outubro de 2020 at 18:44– planejamento
– apresentar cases de sucesso
– apresentar os benefícios da mudança
– subir um ambiente de testes
– subir o produção com garantias de rollback caso necessário.
-
Anonymous
Deleted User22 de outubro de 2020 at 20:29Realizar um POC para subir uma versão beta / testes do aplicativo em questão.
Utilizar o Azure Migration para mostrar os gráficos de dados do atual cenário do cliente, podendo comparar com a infra atual dele o recursos, gastos, e principalmente os ganhos e melhorias.
Apresentar cases de sucessos.
-
O cliente quer certeza, não há como fornecer 100%, sem ter o ambiente e aplicações funcionando perfeitamente na nuvem, ou seja é necessário realizar o Mapeamento (assessment) e criar uma POC no ambiente em nuvem,
onde o cliente e desenvolvedores poderão validar o ambiente.
-
CERTIFICAÇÃO:
Creio que a certificação se torna essencial nesse caso, além disso ela é uma das formas mais benéficas de demonstrar também a capacidade e sim, a perspectiva de confiança sobre a(s) ferramenta(s).
-
oLA…cheguei agora e vou minha opniao..
Acredito que o caminho a ser seguido seria:
Ter em mente que sempre haverá resistência com aquilo que se acha que está funcionando. Qualquer mudança requer trabalhar com expectativas
1- montar um desenho de todo o fluxo de trabalho da aplicação e suas interações (web,banco,segurança,etc) para pleno conhecimento do fluxo de comunicação dos componentes para aplicação
2- identificar e relacionar o atual “estado da arte” da aplicação com a qual infraestrutrua a aplicação está suportada
3- montar um comparativo de custo da infraestrutura local com uma estimativa de custo para migração
4- buscar apoio de algum sponsor para realizar um plano de homologação da aplicação em nuvem
5- criar um ambiente de homologação com a mesma arquitetura da aplicação para provisionamento do teste de funcionalidade
6- criar um plano de simulação de carga para monitorar, avaliar os resultados
7- apresentar um plano de custos OPEX em comparação ao custo CAPEX
Estou no caminho ?????
Log in to reply.